rock n' roll

Banda Arde Rock leva projeto com música e superação a alunos da EMEF Maria de Lourdes Ramos Castro

Após um bate-papo com os alunos, a banda Arde Rock agitou o recreio dos estudantes da EMEF Maria de Lourdes Ramos CastroFotos: Eduardo Ramos (Diário)

Sempre muito aguardado pelos alunos, o momento do intervalo entre as aulas foi um pouco diferente na EMEF Maria de Lourdes Ramos Castro na manhã de sexta-feira (26). A escola, que fica na Vila Maringá, recebeu uma ação do projeto cultural Superação – Faça a Vida Acontecer, da banda santa-mariense Arde Rock. Após um bate-papo sobre saúde mental com as turmas no auditório, o grupo levou muito rock n' roll em um pequeno show para os alunos.

A segunda edição do projeto financiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC-SM) passou por cinco escolas municipais de Santa Maria no primeiro semestre de 2023 e, além de muita música, a iniciativa conta com a participação da psicóloga Girlyannie Paz Boniatti. O objetivo é incentivar o interesse de crianças e adolescentes em iniciativas culturais, assim como levar mensagens positivas através de canções da banda. No final do bate-papo, foram sorteados kits com CDs, camisetas e patches da banda.

Girlyannie, que além de psicóloga é musicista, conta que musicalizou os seus três filhos desde a gravidez. Segundo ela, esse estímulo tem que ser feito desde os primeiros anos de vida.

– É uma honra participar desse projeto porque ele traz a música ao ambiente escolar. Por meio das ondas sonoras, a música afeta diretamente as emoções das pessoas, então existe a importância de saber o que que a gente está consumindo, qual é a letra da música que a gente está ouvindo, porque isso vai influenciar diretamente nas nossas tomadas de decisão. A resposta tem sido muito melhor do que imaginamos e está sendo muito especial pra participar – expõe Girlyanne.



A vocalista da Arde Rock, Simone Sattes, reforça que o grande objetivo do projeto Superação – Faça a Vida Acontecer é aproximar as crianças e adolescentes de músicas que carregam uma boa mensagem nas letras:

– E esse trabalho é a cara da Arde Rock. Surgimos em 2008, já temos dois CDs e hoje nosso foco é ajudar as pessoas a serem emocionalmente mais saudáveis por meio da música. Então a gente traz para as crianças esse recado, de que elas cuidem do que estão se alimentando musicalmente.

O artista Killermano relembra que a Arde Rock participou de muitos festivais de músicas na época da escola, o que motivou o grupo a levar essa mensagem positiva para estudantes:

– E também apresentar um pouquinho do nosso som para quem não conhece, é claro. Vamos fazer 15 anos de Arde Rock em dezembro de 2023 e a gente sempre se preocupou com a mensagem que a gente, por isso temos letras que falam de resiliência, superação, recomeço e conquistas de sonhos.
 


Entre os estudantes que curtiram o bate-papo e a apresentação, estava uma das novas fãs da Arde Rock. A Eduarda da Cunha Veber, 17 anos, estudante do 9ª ano, conheceu o grupo quando eles estiveram na EMEF Maria de Lourdes Ramos Castro durante a primeira edição do projeto, em 2022.

– Eu estou achando ótimo e é muito bom para a escola. Ano passado eles não falaram muito da trajetória deles, como fizeram dessa vez, e isso é bom para nos incentivar. Virei fã. Minha música preferida deles é Faça a Vida Acontecer.

As EMEFs Irmão Quintino, na Vila Caramelo, Tenente João Pedro Menna Barreto, na Caturrita, Chácara das Flores, no bairro Chácara das Flores e Lourenço Dalla Corte, em São José também receberam ações do projeto Superação – Faça a Vida Acontecer.

Sobre a banda

Formada por Killermano, Simone Sattes e Thomás Martins, a Arde Rock completa 15 anos de estrada em 2023. A origem das letras positivas da banda vem da história de superação e oportunidades que a música proporcionou aos fundadores da Arde Rock, Killermano e Simone. Ele, filho de uma costureira que criou os filhos sozinha, ela filha de um pedreiro e de uma diarista, ambos tiveram uma infância simples, estudaram em escolas públicas e, em palco de festivais estudantis, se conheceram e desenvolveram seus talentos.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Vitor Ramil fala sobre seus projetos e a experiência de tocar com jovens músicos Anterior

Vitor Ramil fala sobre seus projetos e a experiência de tocar com jovens músicos

Evento reúne cosplayers no Shopping Praça Nova Santa Maria neste sábado Próximo

Evento reúne cosplayers no Shopping Praça Nova Santa Maria neste sábado

Cultura